O setor automobilístico tem gerado cada vez mais o interesse do público feminino na oficina, quebrando definitivamente o tabu de que esse negócio é “ coisa de homem fazer. ”

As mulheres têm mostrado que são bem independentes também neste ramo, o qual é uma área bem complexa.

Elas vêm se destacando tanto nas oficinas mecânicas e consertos de automóveis, como também nos mais diversificados setores da indústria automobilística.

Acompanhe com a gente ao longo deste artigo como se deu a inserção da mulher nas oficinas e suas qualificações para exercerem o trabalho de mecânicas.

Mulheres e oficina mecânica

Nota-se que o público feminino na oficina tem trabalhado bastante para o crescimento desta área.

A indústria automobilística já percebeu que 33% dos motoristas são mulheres, por este motivo a indústria está cada vez mais desenvolvendo carros pensando no publico feminino.

E sua oficina está preparada para este público?

 Interesse pela área também surge pela falta de confiabilidade

Muitos maridos e familiares homens preferem levar os carros às oficinas mecânicas do que deixarem as mulheres fazerem este serviço e o motivo é simples: alguns mecânicos cobram valores irreais de consertos ou sabendo que a maioria das mulheres não entende do assunto, inventam vários tipos de defeitos só para lucrar mais.

Uma reportagem veiculado pelo programa Fantástico armou uma situação na qual se afrouxava um parafuso do carro gerando um defeito X cujo conserto tinha uma estimativa de R$ 45, 00.

De 8 mecânicos apenas 1 disse que o defeito era um parafuso solto cobrando o valor correto do serviço.

O restante cobrou preços de 180,00 a 400,00, diagnosticando problemas que nem existiam.

Pensando nisso, muitas mulheres resolvem se especializar na área e acabam tomando gosto pela profissão, abrem seu negócio ou trabalham como mecânicas de oficinas.

Direitos iguais em gênero e capacidade

Às vezes há relatos de que por ser uma profissão culturalmente masculinizada, muitas pessoas relutam em entregar seus carros nas mãos de mecânicas mulheres, em um processo meio preconceituoso.

E para obter trabalho então, torna-se igualmente difícil.

É muito importante que as oficinas observem que devem ser quebrados estes padrões que a sociedade impõe.

Pode sim uma mulher ter mais talento do que um homem em determinada área mecânica e vice-versa, não pela questão do gênero, mas por especializações, cursos, interesse na profissão, dentre outros itens.

E somente com a oportunidade de mostrar o seu trabalho é que pode ser avaliada a competência de uma mulher dentro de uma oficina mecânica.

Público feminino nas oficinas

Normalmente os cursos ofertados nos cursos de engenharia das universidades espalhadas pelo Brasil são em sua maioria com um público masculino bem relevante.

Nas últimas duas décadas o número de mulheres frequentando estes cursos têm aumentado significativamente, logo, mais mulher estudando o assunto, mais público feminino neste mercado de trabalho.

 Enfim…

O público feminino na oficina é uma visão bem clara de empoderamento feminino relacionado ao campo automobilístico.

Certos parâmetros precisam ser mesmo modificados, e este, está se alterando de forma positiva, com as mulheres dominando o conhecimento nesta área.

Para quem se interessa pela área há alguns bons cursos de mecânica para as mulheres:

O curso de mecânica da Porto Seguro Autos intitulado ‘Mecânica para Mulheres’ é uma boa opção para uma mulher entender sobre manutenção preventiva e possíveis problemas que surgem com o tempo de uso do veículo.

https://www.portosegurocursosauto.com.br/cursos/mecanica-para-mulheres

 O curso de Mecânica para Mulheres da Universidade Feminina ajuda as mulheres a compreenderem a dinâmica de um carro e suas necessidades básicas de cuidados, bem como sistema de alinhamento e balanceamento dos veículos, manutenção dos mesmos e dicas de segurança, economia e eficácia na hora de assumir a direção.

http://www.cursou.com.br/geral/curso-mecanica-mulheres/

 

Gostou do assunto de hoje? Esperamos que sim. Uma boa leitura e até logo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por Dentro!

Assine nossa newsletter e receba dicas, informações e promoções exclusivas do Sistema Automotivo.

Inscrição realizada com sucesso.

Houve um erro ao enviar a mensagem. Por favor tente novamente dentro de alguns minutos...

Sistema Automotivo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.